quarta-feira, 8 de junho de 2022

Vigilância Sanitária de Rio das Ostras fiscaliza qualidade dos produtos comercializados na cidade

Vigilância Sanitária e Fiscalização participa de ações
 que visam garantir a qualidade dos produtos comercializados. 
Foto: Jorge Ronald

O Departamento de Vigilância Sanitária e Fiscalização – Devisa, ligado à Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, participa de ações que visam garantir a qualidade dos produtos comercializados e produzidos na Cidade. Essas atividades são promovidas pelo Programa Estadual de Monitoramento da Qualidade dos Alimentos do Estado do Rio de Janeiro.

O programa é coordenado e supervisionado pela Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro (Suvisa-RJ), com o envolvimento dos municípios do Estado.

As ações deste Programa ocorrem, mensalmente, com produtos específicos pré-determinados pela Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro (Suvisa-RJ). A responsabilidade da amostragem é dos órgãos de VISA – Boas Práticas de Coleta.

AÇÕES DA DEVISA –Em abril, os produtos, orientados para coleta de amostra da Vigilância Sanitária e Fiscalização de Rio das Ostras foi o palmito pupunha em conserva, que foi recolhido com uma quantidade pré-estabelecida pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro (Lacen-RJ).

Após a análise, o produto Palmito de Pupunha em Conserva, marca Pramesa, lote nº1221, data de validade 12/2023, foi cautelarmente interditado. A medida foi motivada pelos resultados insatisfatórios para os ensaios microbiológicos para o lote em questão.

AMOSTRA DE PROVA – Parte da amostra em triplicata, enviada ao laboratório, na qual é realizada a primeira análise.

AMOSTRA DE TESTEMUNHO-  Parte da amostra em triplicata, enviada ao laboratório junto à amostra de prova, para servir de testemunho em caso de discordâncias entre os resultados da prova e da contraprova.

AMOSTRA DE CONTRAPROVA – Parte da amostra em triplicata, mantida em poder do detentor, destinada à perícia de contraprova.

ORIENTAÇÕES E DÚVIDAS- O Devisa atende pelo número (22) 2771-9545 ou pelo e-mail: vigilanciasanitaria.ro@gmail.com .

DENÚNCIAS – Para os moradores realizarem as denúncias, o telefone de contato é (22) 2771-8786.