sexta-feira, 10 de junho de 2022

Rio das Ostras: Unidade Escolar terá palestra e capacitação para evitar situações de emergência

Creche Escola Municipal Rosa Ribeiro Pinheiro, 
conhecida como “Tia Didi’, no Âncora, vai receber 
servidores do Programa Saúde. Foto: Celso Avila

Pensando na segurança de crianças nas creches e escolas de Educação Infantil do Município, na segunda-feira, 13, a Creche Escola Municipal Rosa Ribeiro Pinheiro, conhecida como “Tia Didi’, no Âncora, vai receber servidores do Programa Saúde na Escola e da Estratégia da Saúde na Família para capacitar pais, responsáveis e colaboradores a fazer a Manobra de Heimlich.

Com duração de 1h e 30 minutos, a palestra será ministrada pela enfermeira convidada Andrea Alice Alves Franco, que atua na Clínica da Família do Âncora, nos dois turnos, às 10 e às 15 horas.

A Manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros para emergências por asfixia, em caso de engasgos com pedaços de alimentos ou objetos engolidos. A manobra é feita posicionando as mãos sobre o diafragma da criança engasgada, fazendo pressão. A pressão adequada provoca uma tosse forçada e o deslocamento de ar faz com que o objeto seja expulso.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde na Escola, Silvia Mendes, a ideia é que a capacitação aconteça nas Creches e Unidades Escolares de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino.

MANOBRA – A manobra foi inventada pelo médico Henry Heimlich, em 1974, e pode ser praticada por qualquer pessoa, bastando que se siga corretamente as orientações dadas por profissionais capacitados.