segunda-feira, 13 de junho de 2022

Rio das Ostras participa de capacitação para evitar encalhes de grandes cetáceos

No dia 10 de junho, a empresa CTA – Serviços em
Meio Ambiente realizou uma capacitação Foto: Celso Avila

A capacitação foi realizada no Parque dos Passaros

Nesta sexta, dia 10 de junho, a empresa CTA – Serviços em Meio Ambiente, contratada pela Petrobras para executar o monitoramento de praias das Bacias de Campos e Espírito Santo, realizou uma capacitação para alinhar as ações para evitar encalhes de grandes cetáceos, e procedimentos de destinação das carcaças dos animais.

O evento ocorreu no Auditório Rovani Dantas, no Parque Natural Municipal dos Pássaros, em Jardim Marilea. Participaram deste encontro servidores das Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e de Obras, do Centro de Defesa Ambiental (CDA), do Corpo de Bombeiros de Rio das Ostras, além de servidores dos municípios de Casimiro de Abreu e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio).

A oceanógrafa Lorena de Almeida, consultora técnica do projeto de monitoramento das Bacias de Campos e Espírito Santo do CTA, destaca a importância das capacitações. “Esta capacitação e o alinhamento das ações durante os encalhes de baleias são fundamentais, uma vez que a gente vai lidar com animais de grande porte, que podem alcançar até 30 ou 40 toneladas. É um desafio do ponto de vista ambiental, logístico e econômico. As secretarias precisam estar cientes da ocorrência destes animais. Estamos no período migratório das baleias”, explica.

A oceanógrafa Lorena de Almeida destaca a 
importância das capacitações. Foto: Celso Avila

ROTA MIGRATÓRIA – No período de maio a novembro, com pico nos meses de julho e agosto, as baleias Jubarte (Megaptera novaeangliae) estão em rota migratória entre as áreas reprodutivas e de alimentação.

Neste tempo, é esperada a ocorrência de encalhes de baleias vivas e/ou mortas ao longo do seu trajeto, que compreende a Costa Leste do Brasil para reprodução na região do Arquipélago de Abrolhos, na Bahia.