terça-feira, 21 de junho de 2022

Policiais militares da Região Serrana começam a atuar com câmeras portáteis

PMs de quatro unidades passam a usar 701 equipamentos que filmam as ações ostensivas nas ruas

Policiais militares que atuam no patrulhamento ostensivo na Região Serrana do estado passaram a utilizar, nesta segunda-feira (20/06), câmeras operacionais portáteis acopladas aos uniformes. Foram distribuídos ao todo 701 equipamentos às quatro unidades operacionais da região - 11º BPM (Nova Friburgo), 26º BPM (Petrópolis), 30° BPM (Teresópolis) e 35º BPM (Três Rios), que compõem o 7º CPA (Comando de Policiamento de Área)

Adquiridas pelo Governo do Estado na maior licitação desse tipo de equipamento já feita no País, as câmeras portáteis começaram a ser utilizadas no final de maio deste ano por policiais militares que atuam em 11 unidades operacionais da capital subordinadas ao 1º CPA. Nas duas áreas contempladas até o momento, estão em operação 2.790 câmeras corporais. 

- A nossa grande missão de reconstruir o estado também passa por garantir melhores condições de trabalho de quem combate a criminalidade diariamente nas ruas. O uso das câmeras portáteis é muito importante para a proteção do policial. – ressalta o governador Cláudio Castro.

O secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, reforça a vantagem do uso desse tipo de dispositivo para a corporação.

- Proporciona maior segurança jurídica aos policiais nas ações de  patrulhamento e abordagens – explica Pires.

As câmeras operacionais portáteis fazem parte do programa de transparência do Governo do Estado. O equipamento foi testado por policiais militares no Réveillon de 2022. Essa fase foi reforçada também pelos agentes que atuam na Operação Lei Seca, sob a coordenação da Secretaria de Governo.

Depois de serem distribuídas a todos os batalhões de área da Polícia Militar, as câmeras corporais passarão a ser utilizadas nas unidades especializadas e especiais, em um cronograma definido pela Secretaria de Estado de Polícia Militar.

O uso de câmeras portáteis nos uniformes dos PMs foi iniciado no último dia 30 de maio. Nessa primeira etapa, policiais militares que atuam em ações ostensivas receberam os acessórios nas seguintes unidades:  2º BPM (Botafogo), 3º BPM (Méier), 4º BPM (São Cristóvão), 5o BPM (Praça da Harmonia), 6º BPM (Tijuca), 16º BPM (Olaria), 17º BPM (Ilha do Governador), 19º BPM (Copacabana), 22o BPM (Maré), 23º BPM (Leblon) e 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (Laranjeiras).