quinta-feira, 2 de junho de 2022

Macaé: inscrições para o Encceja 2022 vão até sábado

Provas serão aplicadas no dia 28 de agosto.
 Foto: Arquivo SECOM/Ana Chaffin

Estão abertas até o próximo sábado (4), as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022. O exame é voltado para jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio em idade escolar e pretendem obter o certificado de conclusão. Há uma idade mínima para cada prova. A avaliação visa aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas no dia 28 de agosto.

Para se inscrever, o candidato precisa acessar . Durante o cadastro, o sistema exigirá o CPF e documento de identidade do participante. Devem ser preenchidos os dados pessoais atualizados.

O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação. A aplicação das provas, no turno da manhã, terá início às 9h e se encerrará às 13h. No turno da tarde, terá início às 15h30 e se estende até às 20h30 .

As provas objetivas avaliam áreas de conhecimento e respectivos componentes curriculares. O Encceja obedece aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O exame é realizado pelo Inep em colaboração com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. A emissão do certificado e declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam termo de adesão ao Encceja.

Para ser aprovado e conseguir o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio é preciso tirar, pelo menos, 100 pontos em cada uma das provas objetivas e 5 pontos ou mais na redação. O certificado deverá ser solicitado nas Secretarias de Educação e Institutos Federais conveniados ao Inep.
Confira o edital completo do Encceja 2022.