segunda-feira, 20 de junho de 2022

Lula comemora vitória de Gustavo Petro na Colômbia

Marcos Oliveira | Agência Senado

Líderes de esquerda ao redor do mundo festejam o anúncio.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais para festejar a vitória de Gustavo Petro na Colômbia.

O novo vencedor do pleito presidencial é um ex-guerreiro do M-19. Ele, assim como Lula, possui passagem pela polícia. Em 1985, foi preso por posse ilegal de armas. Ao todo, ficou 18 meses detido.

Depois de disputar as eleições por alguns alguns anos, Petro consolidou vitória neste domingo (19), em Segundo Turno, e será o novo presidente do país.

Conforme a contagem rápida de votos realizada pelo órgão oficial, o Registro Eleitoral, o candidato da esquerda ficou em primeiro lugar, com 50,46%, contra 47,28% do empresário Rodolfo Hernández, nome tido como centro-direita.

Por meio do Twitter, Lula fez questão de manifestar satisfação em saber que o “companheiro” chegou ao poder. Em tom incisivo, disse que as “forças progressistas” sairão fortalecidas com a chegada do esquerdista.

“Felicito calorosamente os companheiros Gustavo Petro, Francia Márquez Mina [vice] e todo o povo colombiano pela importante vitória nas eleições deste domingo. Desejo sucesso a Petro em seu governo. A sua vitória fortalece a democracia e as forças progressistas na América Latina”, escreveu o petista.

Por Redação