quinta-feira, 23 de junho de 2022

Governador Cláudio Castro participa da formatura de 388 policiais militares

Os formandos são da turma de 2014 e estão capacitados para atuar nas ruas com as câmeras portáteis

O governador Cláudio Castro participou da cerimônia de formatura de 388 soldados da Polícia Militar, na manhã desta quarta-feira (22/06), no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Sulacap, na Zona Oeste da capital. A nova turma está apta a exercer o patrulhamento em vias públicas e preparada para utilizar as câmeras operacionais portáteis, recente aquisição do governo do estado, acopladas aos uniformes.

Com os novos formandos, sobe para 2.227 o número de policiais militares formados pelo CFAP na gestão de Castro, iniciada em agosto de 2020. O governador parabenizou a nova turma e reafirmou os investimentos na Segurança Pública feitos em sua gestão:

- Hoje é um dia de festa e os senhores entram no rol dos heróis. Hoje, a Polícia Militar do Rio tem o terceiro melhor salário do Brasil e isso é fruto da importância que o governo dá a essa instituição bicentenária. Afinal de contas, não há sociedade sem o nosso direito de ir e vir garantido e salvaguardado. Parabéns, honrem essa farda, suas famílias e o nosso estado - destacou o governador.

O secretário de estado de Polícia Militar, Luiz Henrique Marinho Pires, também participou da cerimônia e comentou:

- Essa formatura é mais um importante passo para alcançarmos a meta de recomposição do quadro de efetivo da nossa corporação. Formar novos policiais não é uma tarefa fácil, mas com a ajuda de todos estamos conseguindo recompor o quadro. Essa reposição será permanente e em breve será lançado um novo edital, de acordo com a determinação do governador Cláudio Castro. Essa turma de hoje sairá daqui com pistolas Bereta, coletes balísticos e as câmeras corporais, prontos para executar o policiamento urbano - informou o secretário.

Há outros 800 alunos em processo de formação, para serem incorporados a partir do início do próximo ano. Após a formatura destes 800 soldados, fica concluído o processo de incorporação dos candidatos aprovados no concurso de 2014.

Os novos policiais militares escolheram como patrono da turma o cabo Leandro Barbosa da Costa. Aluno do CFAP, Leandro faleceu no final de agosto de 2020, vítima de complicações respiratórias provocadas pela Covid-19.