sexta-feira, 17 de junho de 2022

Defesa Civil de Petrópolis alerta para risco muito alto para incêndio florestal em Itaipava, Pedro de Rio e Posse

O aviso emitido diariamente visa alertar para as medidas de prevenção, especificamente nas áreas onde são apontadas condições em níveis elevados para a ocorrência de incêndio florestal.

A Secretaria de Defesa Civil de Petrópolis, na Região Serrana do RJ, divulgou um boletim que informa o risco muito alto para queimadas pelas regiões do 3º, 4º e 5º distritos.

O informe classifica o segundo distrito em risco alto, e, o primeiro, como moderado.

O aviso emitido diariamente tem a finalidade de alertar para as medidas de prevenção, especificamente nas áreas onde são apontadas condições em níveis elevados para a ocorrência de incêndio florestal.

A Defesa Civil disse que segue com as equipes especializadas para esse tipo de ocorrência, destacadas em rondas preventivas por toda a cidade.

O trabalho visa prevenir e identificar focos de incêndio, principalmente nas áreas mais suscetíveis. As equipes atuam ainda em conjunto com o Corpo de Bombeiros, quando necessário, no apoio ao combate a incêndios.

O informe da Defesa Civil destaca ações necessárias para a prevenção de ocorrências, como:

  • não praticar a queima de lixo;
  • não queimar vegetação a fim de limpar território;
  • não soltar balões;
  • e não jogar guimba de cigarro aceso em áreas de vegetação, principalmente em margem de rodovias.

Em caso de emergência, a orientação é que a população acione os órgãos competentes através do 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

Por g1 — Petrópolis