quarta-feira, 22 de junho de 2022

Coreia do Sul lança primeiro satélite em foguete espacial

Foguete Nuri, lançado pela Coreia do Sul
 Foto: Reprodução/Redes sociais

Fabricação foi 100% nacional

O governo da Coreia do Sul lançou nesta terça-feira, 21, o seu primeiro satélite em um foguete espacial. A espaçonave chamada de Nuri é de fabricação nacional e decolou da estação de Goheung às 4 horas da manhã (horário de Brasília).

“A estrada da Coreia do Sul para o espaço foi inaugurada”, afirmou Yoon Suk Yeol, presidente do país, em uma coletiva de imprensa, depois do lançamento. “Agora, o sonho e a esperança de nosso povo coreano e de nossos jovens vão alcançar o espaço.”

O lançamento de Nuri acontece depois de outra tentativa de decolagem, que deu errado, em outubro de 2021. O foguete estava sendo construído havia cerca de dez anos e custou 2 trilhões de wons (pouco mais de R$ 8 bilhões).

Toda a estrutura da espaçonave foi dividida em três partes, pesando 200 toneladas e medindo pouco mais de 47 metros de comprimento. Em outubro do ano passado, as etapas do lançamento funcionaram corretamente, o que elevou o Nuri a 700 quilômetros de altura. Contudo, não foi possível colocar o satélite em órbita.

Além do satélite principal, outros quatro menores também foram lançados. Todos foram desenvolvidos por universidades nacionais. O país deseja fazer outros quatro envios, iguais ao de hoje, até 2027. A Coreia do Sul foi a última a fazer parte do grupo dos países asiáticos com capacidade para lançar os próprios foguetes. Agora, o país quer monitorar uma crescente ameaça nuclear e de mísseis da Coreia do Norte.

Redação Oeste