quinta-feira, 16 de junho de 2022

Começa a 37ª Exposição Estadual do Cavalo Mangalarga Marchador em Cabo Frio

Evento reúne cerca de 400 cavalos de diversas regiões
do Rio de Janeiro e de outros estados até sábado (18).
  Fotos Divulgação

Foi aberta na manhã desta quarta-feira (15), em Cabo Frio, a 37ª Exposição Estadual do Cavalo Mangalarga Marchador. O evento que acontece até sábado (18), no Parque de Exposições, em Tamoios, é uma realização da Expresso Eventos, Associação de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador do Estado do Rio, com apoio da Prefeitura de Cabo Frio.

Durante os quatro dias são esperados cerca de 400 animais de diversos estados, além de especialistas e criadores da raça.

“É um prazer receber mais uma edição desse evento maravilhoso em Cabo Frio. Estamos fomentando e mostrando que as belezas de Cabo Frio vão além da Praia do Peró, do Forte, de Unamar e Tamoios. Cabo Frio está entrando na rota da pecuária e na referência para as competições. Que venham outras e que a especializada fique aqui em Cabo Frio”, disse o prefeito José Bonifácio.

O evento tem como objetivo divulgar a raça e incentivar o pecuarista local, além de reunir criadores do Estado do Rio de Janeiro e de outros estados do Brasil. As provas iniciadas nesta quarta-feira (15) seguem nos dias 16, 17 e 18, com premiações individuais.

Durante todos os dias, o evento acontecerá das 8h às 23h. Os cavalos inscritos vão participar de competições de morfologia, marcha batida e marcha picada para machos e fêmeas.

No dia 16, feriado de Corpus Christi, a cantora Bruna Reis se apresentará no espaço. O show está previsto para acontecer às 21h. A programação conta também com uma edição especial da Feira do Produtor Rural, com temática de festa junina.

“Essa edição é a terceira competição que está acontecendo em Cabo Frio. A cidade está criando uma identidade de fomento à agricultura, pecuária, criando no município uma referência para a raça. Esse é um momento de gratidão a todos que colaboraram para que o evento pudesse acontecer da melhor maneira possível”, disse o secretário de Agricultura e Pesca de Cabo Frio, Daniel Fernandes.

O presidente da Associação de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Pintado, elogiou a dedicação do município para realizar as adequações necessárias para abrigar um dos eventos mais tradicionais da raça.

“Tradicionalmente a exposição estadual é realizada em Itaipava, em Petrópolis. Nesse ano, em virtude das tragédias climáticas que atingiram a região, precisamos buscar outro lugar que pudesse receber esse evento. Confesso que não pensei em outro lugar que não fosse Cabo Frio. O prefeito José Bonifácio sempre nos recebeu muito bem e ouviu cada solicitação de adequação da pista, de estrutura e do que era oferecido aos peões e criadores. É um prazer realizar o terceiro evento na cidade”, disse Rodrigo, que anunciou a realização da 2º Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga em Cabo Frio, na primeira quinzena de outubro.