quarta-feira, 1 de junho de 2022

Arqueólogos encontram 250 sarcófagos no Egito

Foto: Reprodução/Redes sociais

Estátuas de bronze de 150 divindades egípcias encontradas na necrópole de Saqqara datam de mais de 2,5 mil anos

Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito anunciou nesta segunda-feira, 30, a descoberta de 250 sarcófagos e 150 estátuas de bronze datadas de mais de 2,5 mil anos atrás. As relíquias foram encontradas no sítio arqueológico de Saqqara e expostas aos pés da Pirâmide de Djoser, considerada patrimônio histórico da Unesco.

De acordo com uma publicação do ministério no Facebook, os sarcófagos possuem múmias bem preservadas em seu interior. Já as estátuas são de bronze e representam divindades cultuadas na época, como Anúbis, Amon Min, Isis, Ozir, Bastet, Neftrom e Huhour.  

Saqqara, no Egito (Foto: Reprodução Maps)

Além desses artefatos, vasos de bronze utilizados em rituais para a deusa Ísis também foram descobertos pelos estudiosos. As escavações também encontraram possíveis trechos do “Livro dos Mortos”, papiro de 9 metros que contém informações importantes sobre o rito funerário do Egito antigo. O manuscrito foi levado para o Museu do Egito, situado no Cairo, a capital do país.

Estátuas de bronze datadas de 500 a.C.
(Foto: Reprodução/Redes sociais)

“Estou muito orgulhoso de que a descoberta tenha sido feita por egípcios, e esta não será a última descoberta aqui,” afirmou Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, em um comunicado.

Múmias dentro de sarcófagos 
(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Redação Oeste