terça-feira, 31 de maio de 2022

Rio das Ostras celebra Semana do Meio Ambiente

Diversas atividades estão programadas em várias 
localidades do Município. Foto: Jorge Ronald

Diversas atividades estão programadas em várias localidades do Município

De 31 de maio a 5 de junho, o Município celebra a Semana do Meio Ambiente de Rio das Ostras. E, para comemorar a data, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca promove atividades em diversas localidades.

No dia 31 de maio, às 9 horas, ocorre plantio de mudas no Centro de Defesa Ambiental (CDA) na Base da Lagoa de Iriry. Já no dia 2 de junho, a partir das 8 horas, haverá plantio de mudas de Mangue, na Rua Santana, no Liberdade. Nesse mesmo dia, às 9 horas, está prevista a instalação de sinalização educativa e informativa na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) de Itapebussus.

No dia 3, às 8 horas, está programado um novo plantio de mudas de Mangue na Rua Santana.

CAMINHADA E LIMPEZA DA PRAIA DO BOSQUE – No dia 4 de junho, a partir das 8 horas, a Secretaria de Meio Ambiente irá participar da III Caminhada Ecológica da União, na Reserva União. O evento integra as comemorações da 24o Aniversário da Reserva, que é uma Unidade de Conservação, e da Semana de Meio Ambiente de Rio das Ostras.

E no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a partir das 8 horas, está confirmada a limpeza da Praia do Bosque. A iniciativa conta com o apoio de importantes parceiros, como a empresa Terrapleno e o Projeto Iurukuá, do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

PALESTRAS – Do dia 30 de maio até 10 de junho, alunos de diversas escolas da Rede Municipal de Educação irão participar de palestras e visitas às Unidades de Conservação do Município: ARIE de Itapebussus, Monumento Natural dos Costões Rochosos e Parque dos Pássaros.

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE – O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, é a maior data internacional para o Meio Ambiente. Liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), e realizado desde 1974, o evento se transformou em uma plataforma global de alcance ambiental, sendo celebrado por milhões de pessoas em todo planeta.

O tema deste ano “Uma Só Terra” terá como foco a “vida sustentável em harmonia com a natureza”.

PROJETO IURUKUÁ – O Projeto Iurukuá é uma atividade de extensão vinculada ao Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade do NUPEM/UFRJ e desenvolve atividades de Educação Oceânica por todo o território brasileiro.

O projeto conta com mais de 60 alunos de diversas instituições de ensino das cinco regiões do Brasil. Além das atividades de oficinas remotas e presenciais, desenvolve produtos como cartilhas, livros, artigos e jogos didáticos.