segunda-feira, 30 de maio de 2022

Macaé: Consultório na Rua vai aplicar vacina da gripe

Imunização segue cronograma específico. 
Foto: Arquivo

O programa Consultório na Rua está se preparando para a aplicação da vacina da gripe aos que se encontram em vulnerabilidade social (situação de rua, em condição de rua). A programação da imunização segue um cronograma específico.

A ação do programa também prossegue às segundas e quintas, no turno da manhã, nas praças na praça Veríssimo de Mello (Centro), Washington Luiz (Centro) e Santos Drumond (Miramar).

Além de vacinação contra Gripe, o Consultório na Rua realiza visitas em assentamentos, com ações como orientações sobre pré-natal e cuidados da saúde da mulher e do homem, promoção de cuidado na saúde mental, boas práticas de higiene odontológicos (principalmente para as crianças), acompanhamento de hipertensão e diabetes, e atualização do Cadastro Único e Bolsa Família.

O coordenador Victor Tavares, de Residência em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), lembra que a equipe do Consultório Rua também atuou realizando a imunização em massa da população em situação de rua quanto a Covid -19. “A conscientização é muito importante. A prevenção da saúde é nossa prioridade”, pontua.

Consultório

O programa funciona na rua Doutor Zamenhoff, nº 154, Imbetiba (próximo ao Pronto Socorro Municipal). O atendimento, que segue protocolos sanitários, acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

O programa realiza ações de educação em saúde e atividades específicas de abordagem noturna junto aos que se encontram em vulnerabilidade social (situação de rua, em condição de rua, profissionais do sexo, dentre outros).

Também são realizadas abordagens noturnas, entrega de preservativos e orientação em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O serviço oferecido conta com uma equipe multiprofissional composta por enfermeiro, médico clínico geral, agente comunitário de Saúde e assistente social.