Sete prefeitos do RJ, sendo seis do interior, vão concorrer à etapa nacional do Prêmio Prefeito Empreendedor

Premiação do Sebrae na etapa estadual do Prêmio 
Prefeito Empreendedor — Foto: Raphael Oliveira/Divulgação

Região Serrana se destacou na classificação na etapa estadual, que premiou os prefeitos de Macuco, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto e Cordeiro.

Sete prefeitos, sendo seis do interior do Rio, foram classificados, entre 30 finalistas, na etapa estadual e vão concorrer a etapa nacional do Prêmio Prefeito Empreendedor, que está na XI edição.

A premiação em nível estadual foi feita pelo Sebrae Rio nesta quarta-feira (6), no auditório da Casa do Comércio, no Rio de Janeiro. A Região Serrana se destacou com títulos para os prefeitos Vinicius Claussen, de Teresópolis; Gilberto Martins Esteves, de São José do Vale do Rio Preto; Leonan Lopes Melhorance, de Cordeiro; e o ex-prefeito Bruno Boaretto, que foi responsável pela gestão de Macuco em 2021.

No interior, também foram premiados Eurico Pinheiro Bernardes Neto, de Paty do Alferes; e Severino Dias, de Vassouras. Ainda recebeu o título, o prefeito de Niterói, Axel Schmidt Grael.

A premiação em nível nacional vai ocorrer no mês de junho. São oito categorias contempladas:

  1. Sala do Empreendedor;
  2. Marketing Territorial e Setores Econômicos;
  3. Inovação e Sustentabilidade;
  4. Desburocratização;
  5. Empreendedorismo na Escola;
  6. Cidade Empreendedora - Região Sudeste;
  7. Governança Regional e Cooperação Intermunicipal;
  8. e Compras Governamentais.

Etapa Estadual

Macuco venceu em duas categorias na etapa estadual: Empreendedorismo na Escola e Governança Regional e Cooperação Intermunicipal.

Já o prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, recebeu o prêmio pela categoria Compras Governamentais, com o projeto ´Compre em Terê – Estímulo às compras locais´.

“Na minha vida pessoal e profissional o Sebrae tem história. Assim que eu fui eleito, a primeira coisa que fiz foi entrar em contato com a instituição para saber como ela poderia colaborar para o desenvolvimento econômico do município. Receber esse prêmio, em um eixo tão importante como é o de Compras Públicas, mostra que investimos o dinheiro dos impostos corretamente. Uso as ferramentas que aprendi com o Sebrae no dia a dia da administração da cidade”, afirmou Vinicius Claussen.

São José do Vale do Rio Preto, com 22 mil habitantes, se destacou recebendo o primeiro lugar na categoria Desburocratização. Agora, o prefeito Gilberto Martins Esteves segue com o projeto "Facilitar para Empreender" à etapa nacional.

“Estamos desenvolvendo a cidade. Nosso município está crescendo, mesmo em meio à pandemia, e isso é resultado de uma política de investimentos em diversas áreas, mas, principalmente, no empreendedorismo”, disse Gilberto Martins.

Axel Schmidt Grael, prefeito de Niterói recebeu o prêmio na categoria Cidade Empreendedora – Região Sudeste, com o projeto "Niterói Empreendedora: Uma Cidade de Oportunidades".

“Niterói é uma cidade com tradição empreendedora e isso é importante. Somos um governo de continuidade e isso faz diferença pra este resultado”, comentou Axel.

O diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga, ressaltou a importância do investimento nos pequenos negócios para o desenvolvimento e lembrou do papel dos municípios.

“Os micro e pequenos negócios fazem o desenvolvimento econômico e social acontecer. São vocês, prefeitos, que por meio de políticas públicas fomentam esse setor e são responsáveis diretamente pela transformação do nosso estado. Que possamos trabalhar de mãos dadas para melhorar as condições das pequenas empresas que movimentam a economia e geram empregabilidade”, disse.

O Sebrae lembra que, só em 2021, os pequenos negócios foram responsáveis por 70% das novas vagas de trabalho criadas e por 30% do PIB brasileiro.

O presidente da Fecomércio, Antonio Queiroz, e o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio, Cássio Coelho, representando o governador, Claudio Castro, participaram da premiação.

Veja os vencedores da etapa estadual em cada categoria:

  • 1º lugar - Categoria Cidade Empreendedora – Região Sudeste
    Niterói: prefeito Axel Schmidt Grael
  • 1º lugar - Categoria Compras Governamentais
    Teresópolis: prefeito Vinicius Cardoso Claussen da Silva
  • 1º lugar - Categoria Desburocratização
    São José do Vale do Rio Preto: prefeito Gilberto Martins Esteves
  • 1º lugar - Categoria Empreendedorismo na Escola
    Macuco: prefeito Bruno Alves Boaretto
  • 1º lugar - Categoria Governança Regional e Cooperação Intermunicipal
    Macuco: ex-prefeito Bruno Alves Boaretto
  • 1º lugar - Categoria Inovação e Sustentabilidade
    Paty do Alferes: Prefeito Eurico Pinheiro Bernardes Neto
  • 1º lugar - Categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos
    Vassouras: prefeito Severino Ananias Dias Filho
  • 1º lugar - Categoria Sala do Empreendedor
    Cordeiro: prefeito Leonan Lopes Melhorance
Postagem Anterior Próxima Postagem