Governo do estado avança nas obras emergenciais de Petrópolis

Foto de Glauber Carvalho.
Secretário de Infraestrutura e Obras, Rogério Brandi, fiscalizou as intervenções em andamento ao lado do Presidente da Comissão de Obras da Alerj, Max Lemos

O Governo do Estado do Rio de Janeiro está trabalhando firme na recuperação de Petrópolis. As obras emergenciais, referentes às chuvas de fevereiro e março, estão em pleno vapor. Nesta quinta-feira (21), feriado de Tiradentes, o secretário de Infraestrutura e Obras, Rogério Brandi visitou as intervenções em andamento, acompanhado do Presidente da Comissão de Obras da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Max Lemos. 

Ao todo, o Governo do Estado está  investindo quase R$ 200 milhões em obras como contenção de encostas, recuperação de vias, calçadas e canal.

"Desde as primeiras horas da tragédia em Petrópolis estivemos prestando todo o apoio às famílias e, entre todas as intervenções, também planejamos obras emergenciais que possibilitarão a retomada à normalidade desta importante cidade", destacou Cláudio Castro.

Responsável pelas ações de limpeza e remoção de mais de 100 mil toneladas de entulhos durante a força-tarefa montada pelo estado após a tragédia, o Secretário de Infraestrutura e Obras, Rogério Brandi ressaltou o trabalho de recuperação na Cidade Imperial.

"Estamos trabalhando para que os prejuízos  causados pelas chuvas fiquem no passado o mais rápido possível. Estamos juntos na reconstrução da Cidade Imperial e da autoestima de seus moradores. Além das intervenções que estão em andamento, seguimos prestando apoio com nossos maquinários e finalizando o projeto para as obras emergenciais também no túnel Extravasor, cujo a obra definitiva será feita pelo INEA", explicou Rogério Brandi. 

Já o Presidente da Comissão de Obras da Alerj, Max Lemos, que durante o período da tragédia coordenou todas as ações de Infraestrutura do estado na Região Serrana, ressaltou a importância de estar acompanhando de perto as ações também nesta etapa.

"Tenho o orgulho de enquanto secretário ter iniciado essas obras, e agora ver que cada uma está tendo continuidade pelo secretário Rogério Brandi.  Estas intervenções foram planejadas junto com a prefeitura, seguindo orientação do governador Cláudio Castro, para levar mais segurança, principalmente às famílias que mais precisam, e esta sempre foi a nossa prioridade", completou Max Lemos.

As obras

Na Avenida Washington Luiz, em Valparaíso, próximo da antiga fábrica de tecidos, o governo do estado está reconstruindo os muros de contenção do Rio Quitandinha nos trechos que sofreram erosão nas margens, recuperando os muros de pedra remanescentes, refazendo a canalização e recompondo o pavimento e guarda-corpo entre as ruas Rocha Cardoso e Doutor Nelson Rocha de Sá Earp.

Na Avenida Getúlio Vargas, estão sendo feitas obras de contenção de encostas, a recuperação da cobertura vegetal do morro e drenagem das ruas. Já na Rua Conde D´Eu, estão em andamento a contenção de encostas, a recuperação  do morro e a revegetação da encosta e recuperação da rede de drenagem.

O mesmo tipo de intervenção acontece nas ruas Teresa, 24 de Maio e Nova, no Centro, que terão ainda a remoção de rochas soltas e a fixação do maciço rochoso que ficou exposto, através de chumbamento e envelopamento com telas de aço.

As obras na Rua Pedro Ivo, têm como foco a recuperação da calçada e parte da via, que deslizou com o impacto das chuvas. Estão sendo feitas obras de contenção de encostas, recuperação da encosta e recuperação da drenagem.

Postagem Anterior Próxima Postagem