![]() |
Foto Divulgação |
As primeiras 420 vagas foram preenchidas em pouco mais de uma semana
Começaram as aulas dos cursos de qualificação profissional da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), em Manguinhos. Inaugurada no último mês, a unidade ofereceu 420 vagas nos primeiros cursos e todas foram preenchidas. A entrega deste equipamento público faz parte do programa Cidade Integrada. Nesta unidade estão sendo oferecidos cursos de assistente administrativo, barbeiro, cabeleireiro, manicure e pedicure, maquiagem, estética facial, eletricista predial e design de sobrancelhas.
- Estamos dando mais oportunidades aos jovens de Manguinhos e Jacarezinho para que se qualifiquem profissionalmente. A Faetec formará novos profissionais que certamente serão absorvidos pelo mercado de trabalho -, ressalta o governador Cláudio Castro.
Empolgada com o início das aulas, a aluna do curso de assistente administrativo, Patrícia da Cunha, contou que decidiu voltar a estudar com o objetivo de evoluir pessoalmente.
- Esse curso é um meio de renovar meus conhecimentos sobre aquilo que é necessário para o nosso dia a dia, acredito que a vida exija administração-, contou Patrícia.
Ela mora com o esposo e a filha e contou que ambos apoiaram sua decisão de voltar a estudar.
- Minha família achou inovador, falei para eles que este era um momento de decisão, momento de desenvolvimento e evolução. Vejo essa oportunidade como uma forma de crescimento. Muitas pessoas estão desempregadas não só por falta de oportunidade, mas por falta de conhecimentos. Pensando por esse lado, é uma ótima chance para aqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho-, declarou Patrícia.
Priscila Marques é uma das muitas pessoas que estão desempregadas e buscam uma oportunidade de se profissionalizar, na tentativa de que um novo certificado faça a diferença na hora de concorrer a uma vaga de emprego. Ela mora com os dois filhos em um apartamento alugado no Mandela e resolveu fazer o curso de assistente administrativo com objetivos profissionais.
- Essa Faetec aqui é ótima para aqueles que realmente se interessam em se qualificar. Pretendo fazer outros cursos também, pois acredito que vá fazer a diferença na minha vida. Tenho interesse em fazer curso de cabeleireiro e manicure, são boas opções de emprego-, declarou Priscila.
A previsão é que ao longo do ano, a Faetec Manguinhos oferte à população 1.050 vagas para os cursos. Devido à grande procura dos jovens por aulas de idiomas, a direção da unidade irá incluir esta formação na grade de cursos até o final do ano. A Faetec é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.