Senadora apresenta requerimento para debate com Zelensky

Eliziane Gama e Volodymyr Zelensky, lado a lado 
Foto: Reprodução/Redes sociais

De acordo com Eliziane Gama, o objetivo é discutir a possibilidade de pôr fim à guerra no Leste Europeu

A senadora Eliziane Gama (Cidadania) apresentou nesta quinta-feira, 17, um requerimento para a realização de debates temáticos com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. De acordo com a parlamentar, o objetivo é discutir a possibilidade de um cessar-fogo no Leste Europeu. “O Brasil abriga a maior colônia de ucranianos da América Latina, e não pode se eximir de debater a crise humanitária e seus graves impactos econômicos”, justificou.

No requerimento, a congressista afirma que a participação de Zelensky em uma sessão de debates seria uma homenagem aos ucranianos, que contribuem com seu trabalho e cultura para o progresso do país. “O Brasil tem sido um aliado incondicional da paz e respeita a autonomia das nações”, salientou. “Como não poderia ser diferente, creio que o povo brasileiro não quer a guerra unilateral em andamento, e torce para que Rússia e Ucrânia possam chegar a um acordo.”

Além do encontro com Zelensky

Reportagem publicada na Edição 103 da Revista Oeste mostra que, a despeito das críticas, o Itamaraty seguiu à risca as tradições diplomáticas brasileiras, reconhecidas internacionalmente pela prudência e pela sobriedade. “Com o apoio do país, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma resolução em que condena a invasão da Ucrânia pela Rússia”, diz o texto. “Além de condenar os ataques russos, o documento ressalta que nenhuma aquisição de território por ameaça ou uso da força deve ser legitimada. A resolução ainda enfatiza a independência ucraniana e determina que Moscou retire suas forças do país vizinho.”

Redação Oeste

Postagem Anterior Próxima Postagem