Rio das Ostras realizou testagem contra a Covid-19 em mais de 2.384 pessoas no Carnaval

Vana Bastos, moradora de Rio das Ostras há 13 anos
 elogiou a organização da testagem. Fotos: Celso Ávila

Durante o período de Carnaval, de sábado, 26 de fevereiro, a terça-feira, 1º de março, as equipes da Saúde de Rio das Ostras estiveram na Praça José Pereira Câmara, no Centro, realizando testes rápido para Covid-19. Para atender ainda mais pessoas que desejassem realizar o exame e melhorar o atendimento, no domingo, 27 de fevereiro, uma tenda também foi montada na Praça da Baleia, em Costazul. Durante os quatro dias, nos dois pontos de testagem, 2.384 pessoas fizeram o exame de rápido diagnóstico que detecta a presença de anticorpos IgG e IgM para Covid-19 em até 20 minutos.

Neste período, somente 79 pessoas receberam o resultado positivo para o vírus e foram encaminhadas para o Pronto-Socorro Municipal para receberem as orientações necessárias e tratamento.

Os positivados foram orientados a permanecer em isolamento por no mínimo sete dias, a usar máscara, mesmo dentro de casa, para tentar interromper o ciclo de contaminação, a manter os ambientes ventilados e a não compartilhar objetos de uso pessoal.

Aqueles com sintomas como dor de garganta forte, febre alta, dor de cabeça intensa, cansaço, sonolência ou dificuldade de respirar devem procurar ajuda médica.

Os kits de testagem rápida foram doados ao Município pela Receita Federal.

Moradora de Rio das Ostras há 13 anos, Vana Bastos da Silva, elogiou a rapidez no atendimento e a facilidade em realizar o teste.

“Já é a segunda vez que realizo o exame na Praça José Pereira Câmara, no Centro. O atendimento foi rápido, tanto no preenchimento dos dados na ficha, como também na realização do teste. Cerca de 15 minutos depois eu já tinha o resultado negativo em mãos”, destacou.

Vana também acompanhou a sua filha e o genro na testagem na Praça da Baleia, em Costazul.

“Na terça-feira de carnaval também pude ver a organização e agilidade no atendimento em Costazul. Minha filha e meu genro foram bem atendidos pela equipe de saúde e ficaram satisfeitos”, contou a moradora.

Postagem Anterior Próxima Postagem