segunda-feira, 14 de março de 2022

Rio das Ostras lança o projeto GerAção Aprendiz, participantes receberão bolsa auxilio e certificados

Prefeitura vai ofertar apoio de renda a jovens de 15 a 17 com risco de vulnerabilidade social.

Rio das Ostras lançou na sexta, dia 11, no Jornal Oficial nº 1427, o projeto GerAção Aprendiz, que vai atender jovens entre 15 e 17 anos com risco de vulnerabilidade social. Os participantes receberão bolsa auxílio de R$ 350 mês e serão certificados no final de 12 meses e orientados para o mercado de trabalho. A seleção será feita pelo Sistema digital com pontuação, conforme previsto no edital.

A implantação de políticas públicas para a juventude é um compromisso da atual gestão e tem como objetivo reforçar e ampliar as estratégias e intervenção aos fatores de risco na adolescência, de modo a alcançar prioritariamente o público em maior risco e vulnerabilidade socioeconômica.

As ações e atividades do projeto serão desenvolvidas em parceria com todas as secretarias e parceiros da rede privada, que contribuirão com a formação para o mundo do trabalho e para o despertar de novos conhecimentos que possam agregar a sua vida escolar e pessoal.

A Administração Municipal estima que, até 2024, aproximadamente 400 adolescentes possam participar do Projeto Geração Aprendiz.

O projeto é composto por dois módulos- Módulo I: Integrar com duração de 5 meses e Módulo; II: Protagonizar com atividades práticas nos departamentos da prefeitura com duração de sete meses.

A Secretaria de Assistência Social, destaca a relevância desse projeto para a comunidade, principalmente nesse momento pandêmico em que os adolescentes precisam de incentivos para retomarem o seu projeto escolar e de vida.

A metodologia desse projeto também é voltada para o atendimento familiar,  uma vez que precisamos fortalecer os laços familiares e  comunitários para que se possa obter resultados mais exitosos. A Administração Municipal está empenhada em ampliar as ações e as políticas públicas para atendimento às crianças e adolescentes no município.

O Chefe do Executivo se reuniu com toda equipe da gestão e pediu prioridade para o atendimento as crianças e adolescentes do município, que devido a pandemia estiveram afastadas das escolas e projetos sociais e precisam de acolhimento e atenção.