Geração Aprendiz Rio das Ostras abre inscrições nesta terça, 29

Projeto vai ofertar bolsa de R$350 para estudantes 
durante contraturno escolar. Foto: Divulgação.

Jovens entre 15 e 17 anos, inscritos no Cadastro Único e devidamente matriculados na rede pública ou estadual de ensino, poderão se inscrever no mais novo projeto da Prefeitura de Rio das Ostras. O Geração Aprendiz abriu vagas para estudantes do município, e será implementado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com o objetivo de reforçar e ampliar a política de intervenção aos fatores de riscos na adolescência, de modo a alcançar prioritariamente os adolescentes que estão em maior vulnerabilidade socioeconômica e risco social. Os classificados receberão uma bolsa auxílio no valor de R$350,00 e participarão do projeto no contraturno escolar.

Entre os dias 29 e 31 de março serão atendidos jovens com as iniciais dos nomes de “A” a “L”. De 4 a 6 de abril, as letras “M” a “Z”. As inscrições acontecem de 29 de março a 6 de abril na secretaria de Assistência Social, de 8h30 às 16h, no endereço rua Desembargador Ellis Hermidyo, Quadra 04, lote 05 – Jardim Campomar – ao lado do Supermercado Extra.

Para participar o jovem deve estar matriculado e cursando, no mínimo, o 6º ano do Ensino Fundamental II na Rede Pública de ensino (municipal ou estadual); residir há pelo menos dois anos no município de Rio das Ostras; possuir idade entre 15 anos completos (no dia da inscrição) e 17 anos; ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo; estar inscrito no Cadastro Único.

DOCUMENTAÇÃO – O jovem e o responsável devem apresentar no ato da inscrição: declaração escolar original em papel timbrado da escola, especificando a série e o turno em que o adolescente está cursando no presente ano; fotocópia e original da carteira de identidade ou Certidão de Nascimento; fotocópia e original do CPF, caso possua; fotocópia e original do comprovante de residência no município de Rio das Ostras, atualizado há no mínimo três meses e comprovante de tempo de moradia no município; número do NIS do adolescente; Ficha de Inscrição preenchida no ato da inscrição ou autorização do responsável para o adolescente inscrever-se no projeto com cópia da identidade e CPF do responsável.

Também devem apresentar: documentação que comprove a renda familiar (renda de todas as pessoas que residem com o adolescente e desenvolvam atividade remunerada, que não ultrapasse a per capita de meio salário; comprovante de pensão, aposentadoria, Benefício do INSS; no caso de desempregado, apresentar cópia da carteira de trabalho com registro da demissão ou folha de rescisão do contrato de trabalho ou preencher modelo de declaração fornecido).

No caso de exercer atividade informal ou autônoma (trabalhar por conta própria) deverá apresentar declaração de renda. No caso de receber algum Benefício Social Federal e/ou municipal, apresentar comprovante bancário, cópia do cartão para os benefícios municipais.

Para facilitar o processo de inscrição, todas as declarações necessárias poderão ser retiradas antecipadamente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), CREAS, na secretaria de assistência social ou no local da inscrição durante o período do processo seletivo.

Postagem Anterior Próxima Postagem