Dia Mundial da Água é comemorado com live de especialistas em Rio das Ostras

Comemorado nesta terça-feira, dia 22 de março, o Dia Mundial da Água será lembrado com palestras on-line, uma realização conjunta das secretarias de Educação e de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Rio das Ostras. A live acontecerá na quinta-feira, 24, às 19 horas, reunindo dois especialistas de renome que falam sobre os novos conceitos de natureza ambiental, social e econômica a fim de atualizar os conhecimentos dos professores e da comunidade riostrense, como um todo. O objetivo deste encontro, aberto a educadores e aos demais interessados, é conhecer mais para cuidar melhor.

Para a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Eliane Camacho, o momento é uma troca de ideias e informações, e visa apresentar e reforçar conceitos nas áreas da geografia, meio ambiente, história e economia. “Entender os ambientes marinho e costeiro, bem como as políticas públicas ambientais, urbanas e setoriais é o objetivo desta proposta. A intenção é promover a gestão do conhecimento para o uso e exploração sustentável dos recursos”, destacou.

A palestra "Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030): 'A Ciência que precisamos para o oceano que queremos'", ministrada pelo professor Dr. Alexander Turra, vai abordar o Plano Nacional de Implementação da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, os mecanismos de gestão da Década do Oceano no Brasil - governança, gestão e planejamento, as orientações para a participação e engajamento da sociedade e a importância do mar para os municípios costeiros. Graduado em Ciências Biológicas e com Mestrado e Doutorado em Ecologia, Turra vai fazer um panorama da atual situação e lançar questões para a mudança de paradigmas.

O segundo momento traz o professor Dr. Marcus Polette, que é graduado em Oceanografia e Geografia, com Mestrado e Doutorado com ênfase em Ecologia e Recursos Naturais, na palestra "Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS (Dimensão Ambiental): Objetivo 14 - Conservar e usar sustentavelmente os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável" e pretende destacar o histórico dos ODS e as estruturas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Ainda segundo o especialista, a palestra visa aumentar a utilização do conhecimento sobre o oceano, e desenvolver capacidades para colocar em prática soluções para o desenvolvimento sustentável. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na página da Formação Continuada, no Portal da Educação, em educacao.riodasostras.rj.gov.br.

Postagem Anterior Próxima Postagem