Detran.RJ e MPRJ, em parceria, vão abrir novo posto para emissão de documentos em Petrópolis

Atendimento dos desabrigados será em um ônibus do MP e vai funcionar na Praça Alcides Sodré, no Centro

Representantes do Detran.RJ e do Ministério Público do Rio de Janeiro se reuniram nesta segunda-feira, dia 28\2, em Petrópolis, para anunciar a criação de um novo posto de emissão de documentos direcionado aos desabrigados das chuvas. Estiveram presentes a procuradora de Justiça Patrícia Leite Carvão, coordenadora-geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana, o assessor da presidência do Detran.RJ, Pierre Meireles, entre outros, estabelecendo a parceria que destinará, a partir da quinta-feira, dia 3\3, um ônibus do MPRJ para o atendimento às pessoas que tiveram seus documentos perdidos em Petrópolis. O veículo ficará localizado na Praça Alcides Sodré, na Rua do Imperador, no Centro, servindo de base para a emissão de segundas vias de carteira de identidade, de carteira nacional de habilitação e outros documentos de regularização de veículos. Além disso, o Detran.RJ também vai distribuir cestas básicas para as pessoas.

O atendimento é gratuito. A parceria foi idealizada após as chuvas que se abateram sobre a cidade no último dia 15/2, após o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, e o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder, visitarem o município. Equipes de psicólogos e assistentes sociais irão realizar uma busca ativa nos abrigos da cidade e encaminhar as pessoas que precisam retirar novos documentos para o novo posto, que vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Contando com esta parceria com o Ministério Público do Rio de Janeiro, este é o quinto posto de atendimento aos desabrigados oferecido pelo Detran.RJ para atendimento aos desabrigados e que já atenderam mais 1 mil pessoas desde que ocorreu a tragédia. Os outros funcionam no Sesc Quintadinha, na Rua da Imperatriz 327 (também no Centro do município), no Parque Municipal de Itaipava e no Colégio Estadual Rui Barbosa (este último desativado na semana passada).

“Muitas pessoas perderam toda a documentação durante a tragédia. Nós temos a COESUB/MPRJ, mas precisamos do apoio do DETRAN-RJ para a emissão efetiva destes documentos. Então nos reunimos para definir o local mais adequado e abrangente e, além de disponibilizarmos o ônibus do MPRJ para este atendimento, também será realizada uma busca ativa nos abrigos da cidade, pela Equipe Técnica do MPRJ, para encaminhamento das pessoas que precisam de documentos para o novo posto de atendimento”, afirmou Patrícia Leite Carvão.

“Firmamos essa parceria no sentido de somar forças, para criar uma condição de atendimento que facilite a vida da população, viabilizando a questão da emissão das carteiras de identidade e de habilitação da população atingida. Alinhamos o que seria viável para termos um posto que atenda de maneira efetiva as pessoas que perderam seus documentos durante as chuvas. Estaremos trabalhando aqui em prol da população enquanto houver necessidade”, destaca o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

O Detran.RJ irá fornecer a estrutura logística e de atendimento, além de realizar o transporte das pessoas dos abrigos até o novo posto, de maneira a facilitar a emissão da documentação. Desde o início desta ação, o departamento também já distribuiu mais de 20 toneladas de doações para os desabrigados, entre roupas, comida, água, produtos de limpeza, de higiene pessoal, entre outros itens, levando os produtos para abrigos e para áreas de difícil acesso.

Além dos já mencionados acima, participaram da reunião a servidora da Comissão Permanente Multidisciplinar de Erradicação do Subregistro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica (COESUB/MPRJ), Tula Brasileiro, e os assessores do Detran.RJ, Carlos Alberto Reis e Guilherme Zanatta.

Postagem Anterior Próxima Postagem