Detran.RJ divulga calendário do Dia D para 2022

Datas são importantes para que pessoas com deficiência possam realizar serviços sem agendamento e gratuitamente

Em portaria publicada nesta terça-feira (22/3) no Diário Oficial do Estado, o Detran.RJ divulgou as datas em que serão realizadas as edições do Dia D de 2022 – dias dedicados ao atendimento especial ao público PCD.  

Durante quatro dias do ano, o Detran.RJ disponibilizará mais acessibilidade a pessoas com deficiência que precisam realizar serviços de identidade, habilitação ou regularização de veículos. Em todas as unidades de habilitação e identificação civil do departamento, o público PCD poderá, como nos últimos anos, requerer os documentos sem necessidade de agendamento. Alguns serviços também são oferecidos gratuitamente.

Os serviços veiculares são disponibilizados no posto Detran Acessível – PCD, o primeiro posto do Brasil exclusivamente voltado para o atendimento de pessoas com deficiência e idosos. Na unidade e nas Ciretrans, o público PCD também pode se inscrever no programa Cidadania Sobre Rodas, que oferece aulas gratuitas de direção para pessoas que necessitam de carro adaptado. É oferecido, ainda, o curso Oficina Sob Medida, que ensina noções básicas de mecânica e elétrica de automóveis.

“Todas essas datas são de grande importância para todos nós. São oportunidades para que pessoas com deficiência possam ter acesso a serviços do departamento mais facilmente. O programa Cidadania Sobre Rodas, por exemplo, já habilitou, de forma totalmente gratuita, cerca de 2 mil PCDs”, destaca o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

Seguem as quatro datas em que as pessoas com deficiência poderão realizar os serviços citados:

- 1/4/2022 – Em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2/4/2022.

- 17/6/2022 – Em homenagem ao Dia do Orgulho Autista, celebrado em 18/6/2022.

- 16/9/2022 – Em homenagem ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21/09/2022 e também à Semana Nacional do Trânsito, celebrada de 18/9 a 25/9/2022.

- 2/12/2022 – Em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – PCD e da Pessoa com Deficiência Física – PCDF, celebrado em 3/12/2022.

Postagem Anterior Próxima Postagem