quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Ucrânia informa que mais de 40 soldados e 10 civis morreram durante invasão

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky 
 Divulgação/Redes Sociais

País foi atacado pela Rússia

A Ucrânia comunicou nesta quinta-feira, 24, que mais de 40 militares e cerca de 10 civis morreram durante o ataque russo ao país. Na madrugada de hoje, mísseis russos atingiram várias cidades ucranianas, além da capital Kiev.

Em pronunciamento, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que o ataque russo mirou a “infraestrutura militar do país”. Zelensky disse que há baixas entre os russos: aproximadamente 50 soldados na região Luhansk.

Conforme o chefe do Executivo, quatro tanques russos foram destruídos em uma estrada perto de Kharkiv e seis aviões, derrubados. A Rússia negou.

Ataque à Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou na madrugada de hoje uma operação militar especial na Ucrânia. “Concluímos que o confronto com as forças ucranianas é inevitável“, disse o líder russo. “Algumas palavras para aqueles que possam ficar tentados a intervir: a Rússia responderá imediatamente, e vocês sofrerão consequências que jamais vivenciaram.”

Putin afirmou que não poderia tolerar mais ameaças do país vizinho, de modo que as circunstâncias do momento demandavam uma ação decisiva da Rússia em Donetsk e Luhansk, regiões localizadas no leste ucraniano. “A responsabilidade por eventual derramamento de sangue estará na consciência do regime de Kiev”, declarou o presidente. O Kremlin informou, no entanto, que a intenção não é ocupar todo o território da Ucrânia.

O anúncio foi realizado no mesmo momento em que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) debatia a crise no Leste Europeu. Na abertura da reunião, o secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu que o líder russo não aumentasse a escalada militar. “Se uma operação está sendo preparada, realmente digo, do fundo do coração: impeça suas tropas de atacar a Ucrânia”, disse. “Dê uma chance à paz.”

Cristyan Costa