quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Presa em galinheiro, onça-parda ganha close antes de ser sedada e resgatada no Sana, em Macaé

Onça parda mostra os dentes ao ser fotografada enquanto
 estava presa em galinheiro em propriedade de Macaé.
 Foto: Prefeitura de Macaé/Divulgação


Segundo a Secretaria de Ambiente, há dois anos animal visita a região em busca de animais domésticos. Ela foi resgatada com a ajuda do Inea e passará por exames antes de voltar à natureza.

Uma onça-parda macho achou que seria mais uma tarde de caça normal, com destino certo em uma propriedade do Sana, em Macaé (RJ), quando ficou presa em um galinheiro nesta quarta-feira (23).

A visita, que já era feita há dois anos em busca de animais domésticos na região, desta vez foi dificultada por causa de um reforço feito na estrutura do galinheiro. (veja no vídeo abaixo)

Onça-parda é presa em galinheiro ao entrar em propriedade para comer galinhas no Sana

Mas antes dela ser sedada e resgatada, o momento permitiu um clique bem de perto da onça, que encarou a câmera e logo mostrou os dentes afiados.

"Os donos reforçaram o galinheiro para impedir que a onça comesse mais galinhas. Ao entrar no local, a porta ficou travada quando uma madeira caiu impedindo que fosse aberta. Os moradores acionaram a Prefeitura de Macaé, que enviou equipes para resguardar o animal", disse a secretária de Ambiente e Sustentabilidade.

O animal foi sedado e resgatado por equipes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Ele foi levado para a realização de exames antes de ser devolvido à natureza.

Área de Proteção Ambiental

A propriedade onde o animal foi encontrado fica na Área de Proteção Ambiental Municipal do Sana. A APA protege uma área de 11.802 hectares de Mata Atlântica, foi criada em 2001, com os objetivos de promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais, além de preservar e proteger a fauna, a flora e as belezas naturais, como as elevações rochosas, cachoeiras e vegetação, e ordenar o processo de ocupação. Por ser uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, é permitido a construção de casas, pousadas e fazendas no interior da APA.

Animal ameaçado de extinção

A onça-parda é o principal predador das matas fluminenses, ajudando a manter o “equilíbrio” e a qualidade ambiental quando está presente nos remanescentes florestais. Por conta da pressão de caça e também retaliação aos ataques sobre a criação de animais em fazendas, além de outras ameaças humanas como destruição de seu território e atropelamentos, esse animal está ameaçado de extinção no Brasil e também no estado do Rio de Janeiro.

O recomendado por técnicos do INEA e veterinários é que o animal seja solto imediatamente. Evitando qualquer interação que venha a prejudicar sua saúde.

A onça foi sedada nesta quarta e encaminhada para reabilitação pois estava desidratada. É um macho jovem que será solto, provavelmente, na Reserva Biológica União.

Resgate da onça parda em Macaé após tentar invadir 
galinheiro — Foto: Prefeitura de Macaé/Divulgação

Por g1 — Região dos Lagos