quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Objetivo da Rússia é nos destruir, afirma embaixada da Ucrânia no Brasil

A Ucrânia amanheceu sob ataques russos
 Foto: Reprodução/Twitter

Nesta quinta-feira, Putin ordenou uma ação militar no país vizinho

A embaixada da Ucrânia no Brasil afirmou na madrugada desta quinta-feira, 24, que o objetivo da Rússia ao deflagrar um ataque de larga escala é “tomar o território” e “destruir o Estado ucraniano”.

As tropas russas estão atacando cidades ucranianas de várias direções. Entre os alvos, estão Donetsk e Luhansk, Províncias localizadas no leste do país; e regiões perto da Crimeia, que já estavam ocupadas por forças rebeldes. O nordeste do país também está sendo atacado.

Este é um ato de guerra, um ataque à soberania e à integridade territorial da Ucrânia, uma grave violação da Carta das Nações Unidas e das normas e princípios fundamentais do direito internacional”, escreveu a embaixada. “O espírito de luta do Exército ucraniano é alto. Nossos defensores estão prontos para repelir o Estado agressor e farão tudo ao seu alcance para defender a terra ucraniana.”

A embaixada informou ainda que o governo ucraniano está fazendo um apelo para que a comunidade internacional entre em ação. “Nossos parceiros devem ativar imediatamente um pacote de novas sanções”, diz o texto. “Apelamos também às capitais amigas, para que continuem fortalecendo as capacidades de defesa de nosso Estado, fornecendo armas e equipamentos militares.”

Luis Kawaguti