Putin quer instalar líder pró-Rússia no governo da Ucrânia

Putin quer líder pró-Rússia na Ucrânia 
 Foto: Reprodução/Flickr

É o que afirma a secretária de Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, em comunicado divulgado no sábado 22

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, planeja instalar um líder pró-Moscou no governo da Ucrânia, afirmou a secretária de Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, em comunicado divulgado no sábado 22. Segundo Truss, Putin participa de articulações em prol do ex-deputado Ievguêni Muraiev, pré-candidato nas eleições presidenciais de 2024.

A chancelaria britânica destacou que os serviços de Inteligência russos mantiveram contato com diversos políticos ucranianos. O objetivo era sondar os possíveis substitutos de Volodymyr Zelensky, atual presidente do país. Nessas conversas, o Kremlin avaliou Muraiev como um líder em potencial.

O documento também cita os nomes de quatro ucranianos que teriam laços com a Inteligência russa, incluindo agentes envolvidos em planos de ataque à Ucrânia. Eles já ocuparam cargos importantes no governo e fugiram para a Rússia em 2014, depois da revolta popular que culminou na saída do então presidente, Viktor Yanukovich.

A acusação ocorre poucas horas após o ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, aceitar um convite para se encontrar com o colega britânico, Ben Wallace, a fim de discutir a crise na fronteira ucraniana. De acordo com as agências de notícias russas, Truss deve ir a Moscou em fevereiro para se reunir com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov.

À beira da guerra

Como noticiou Oeste, o impasse nas negociações entre Estados Unidos e Rússia sobre a situação geopolítica da Ucrânia deixou a Europa à beira de um conflito bélico. As saídas diplomáticas estão se esgotando, e a possibilidade de uma guerra não está descartada. Clique aqui para ler a reportagem completa.

Redação Oeste

Postagem Anterior Próxima Postagem