Inea traz Projeto limpa Rio para Rio das Ostras

Foto: Divulgação

Uma grande vitória para a população rio ostrense. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) confirmou para a próxima segunda-feira, 24, o início dos trabalhos do Programa Limpa Rio, que vai promover serviços de limpeza e desassoreamento de importantes corpos hídricos que cortam o município.

A ação do Instituto atende a uma solicitação do Prefeito Marcelino Borba, realizada em novembro do último ano através de um ofício enviado ao Secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

No documento, o chefe do executivo relata que Rio das Ostras está inserido numa região hidrográfica caracterizada por extensa planície costeira, possuindo uma rede de corpos hídricos – com destaque para o Canal de Medeiros, com 3 kms de extensão, e o Rio das Ostras / Jundiá, com aproximadamente 4,5 kms. O ofício acrescenta que devido à baixa declividade, a velocidade de escoamento das águas destes rios provoca a sedimentação, ocasionando a elevação dos leitos que acarretam inundações de vias e residências nos períodos de chuvas fortes.

O Projeto Limpa Rio terá início em Rio das Ostras com a limpeza e desassoreamento do Rio Jundiá, no trecho da Avenida do Contorno e posteriormente no trecho que vai até o Âncora. Posteriormente será feito trabalho semelhante no Canal de Medeiros.

Os serviços beneficiarão várias localidades de Rio das Ostras, evitando alagamentos e inundações de áreas próximos a estes rios.

O Programa Limpa Rio beneficiou, em 2021, 35 municípios com intervenções em mais de 90 rios e canais, dos quais foram retirados mais de um milhão e 600 mil metros cúbicos de sedimentos. Mas é muito importante reforçar que a população precisa também fazer a sua parte. Não jogar lixo nos rios, fazer o descarte correto desse material são fundamentais para que tenhamos um verão seguro e livre de enchentes.

Postagem Anterior Próxima Postagem