Eslováquia libera uso do AirCar, carro que se transforma em avião

O AirCar está liberado para ser utilizado 
Foto: Divulgação/Klein Vision

O veículo, equipado com um motor BMW, precisa de 2 minutos e 15 segundos para se transformar em uma aeronave

A Agência de Transportes da Eslováquia concedeu o Certificado de Aeronavegabilidade para o AirCar, um carro que se transforma avião. A aprovação ocorreu após 70 horas de voo e mais de 200 decolagens e aterrissagens. Com isso, o veículo está liberado para ser utilizado.

O modelo, equipado com um motor BMW, precisa de 2 minutos e 15 segundos para se transformar em uma aeronave. Diferentemente dos protótipos de drone-táxi disponíveis no mercado, o AirCar não consegue decolar e pousar verticalmente. Além disso, requer uma pista de decolagem e aterrissagem.

Segundo a Klein Vision, empresa responsável pelo projeto, os testes realizados seguem os padrões da Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASE). “Os testes incluíram uma série de manobras de voo e desempenho e demonstraram uma surpreendente estabilidade estática e dinâmica”, destacou a companhia.

Em julho do ano passado, o veículo voou cerca de 35 minutos entre os aeroportos internacionais de Nitra e Bratislava, na Eslováquia. No ar, o AirCar atingiu a velocidade de cruzeiro de 170 quilômetros por ora.

A Klein Vision informou que o protótipo levou cerca de dois anos para ser desenvolvido e custou menos de € 2 milhões (R$ 11 milhões) em investimento. O carro voador é capaz de transportar duas pessoas, com limite de peso combinado de 200 quilos. O AirCar é movido a gasolina.

Postagem Anterior Próxima Postagem